Slideshow
Terça-feira, 27 de Novembro de 2007
Espaços verdes de Gaia

1. Parque Biológico de Gaia

 

Situado no vale do Rio Febros em Avintes o Parque Biológico de Gaia é não só uma reserva protegida em que alberga uma enorme quantidade de fauna e flora ao longo dos seus 34 hectares de extensão, recriando o seu habitat natural,  mas também um espaço que apresenta uma variedade de acções lúdico-pedagógicas.

          Aproveitando a zona agro-florestal em que se encontra localizado, o seu foco para com a preservação da paisagem da região torna-o como que um museu vivo dos traços ambientais que a contínua urbanização do concelho vai perder.  

         

          Mais de 40 espécies de aves selvagens nidificam no Parque e outras tantas visitam-no durante as migrações. Para além disso, tem um Centro de Recolha e Recuperação de Aves e outros animais, com Clínica Veterinária própria, um percurso pedestre com cerca de 3 Km que permite, assim, explorar os vários espaços naturais e viveiros de plantas e animais. 

 

 

2.  Quinta de Santo Inácio

 

          Tendo como missão amar e preservar a Natureza para benefício de toda a humanidade, o Park&Zoo S. Inácio esforça-se por coligir e transmitir toda a informação relevante e disponível sobre a Natureza e participar no importante papel da preservação das espécies animais e vegetais, especialmente as que se encontram em risco de extinção.

          A sensibilização dos visitantes para a protecção da vida selvagem e o bem-estar dos animais são a principal preocupação daí os animais viverem em ambientes concebidos de forma a recriar as condições dos habitats de origem.

          Possui um Reptilário com 30 espécies de répteis e anfíbios; um Insectário; várias espécies de primatas, algumas muito raras; uma Estufa Tropical com 30 espécies de aves exóticas provenientes das florestas tropicais, muitas delas ameaçadas e em extinção; um espaço dedicado a Aves de Rapina e um outro a Mamíferos.

O Parque está equipado com zonas de descanso e abrigos do sol e da chuva. Todo o percurso é acessível a cadeiras de rodas, incluindo os sanitários e restaurantes.
          O trabalho de preservação desenvolvido na Quinta S. Inácio contribui para o prolongamento da vida animal e vegetal e desempenha a função social de estabelecer contacto entre a Natureza e as pessoas.

 

 

     3. Parque da Lavandeira

 

          O Parque da Lavandeira é um espaço verde localizado na freguesia de Olievira do Douro.

          O espaço assume-se como um verdadeiro parque da cidade, ocupando uma área de 109.966 m2 que foi pertença da Quinta da Lavandeira, uma antiga propriedade agrícola entretanto adquirida pela Câmara Municipal de Gaia.

          Tem alguns jardins temáticos, entre os quais o Jardim dos Fetos, o da Fantasia, o Francês e o das Palmeiras e um circuito de manutenção. Todo o espaço é gerido pelo Parque Biológico de Gaia.

          Junto ao Parque da Lavandeira existe uma estufa em ferro forjado, construída em 1881 e recentemente classificada como imóvel de interesse municipal. Em terrenos contíguos está em construção o estádio municipal.

            

         


Publicado Por ccesag às 18:35
| Comentar | Adicionar aos Favoritos

3 comentários:
De anónimo a 27 de Novembro de 2007 às 21:25
Mto bom blog. Este post tá mto interessante, estes parques são lindos e dignos de serm visitados!vale msm a pena!=)


De Anónimo a 28 de Novembro de 2007 às 17:50
O Parque da Lavandeira é o meu local favorito para o café dos domingos; compra-se o DN e uma revista de «tretas» e lá vou eu em direcção ao parque!
É um óptimo anto.sttress!
O Parque Biológico não conheço .Ficará para a Primavera.
Um abraço à equipa deste blog
Maria Elisa


De Luísa a 3 de Dezembro de 2007 às 12:20
Costumo ir para lá com o meu namorado passear; aquilo é realmente bonito! (;

Gostei do post, a informar as pessoas do local. Podiam postar qualquer coisa sobre o Peter Pan que veio até Gaia.

Beijinho



Comentar post

Mais sobre nós
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
28
31


Posts Recentes

Feira Medieval

Douro Blues

Fomos notícia no jornal "...

WIPPY

O dia da concretização do...

Já foi!

Os Patrocinadores

A concretização do projec...

A última semana de trabal...

Agenda Cultural de Maio

Links
Pesquisar