Slideshow
Quarta-feira, 16 de Abril de 2008
'Festa da Cultura' em Gaia

 A Festa da Cultura de Vila Nova de Gaia assinala a sua terceira edição de 18 a 27 de Abril, com mais de 200 actividades em 24 freguesias do concelho. Música, dança, cinema, teatro, folclore, exposições, turismo, literatura, gastronomia e animação de rua serão as áreas exploradas.

Além do cais de Gaia, as iniciativas alargam-se às juntas de freguesias e em outras instituições culturais do município.

 

 No primeiro dia, 18 de Abril, José Cid actua na tenda gigante instalada na praça central do cais de Gaia e será neste espaço que vão decorrer as principais actividades. A seguir, sobe ao palco o DJ Rodrigo Affreixo para comandar o som de uma "rave revivalista", com músicas portuguesas das décadas de 60, 70 e 80. O bilhete para o concerto custa cinco euros, ficando o preço pela metade para quem tiver o Passaporte Cultural que dará descontos em todas as actividades culturais.

 

Mais duas festas temáticas vão decorrer no cais de Gaia. A Festa do Vinil, dias 19 e 20, e a Festa Flower Power, dia 24. A primeira é dedicada à venda de discos, roupas e objectos da década de 1970 e a segunda regride até aos anos 60 para relembrar a música e a cultura da época. A entrada para estas actividades é grátis.

 

No dia 23, vai ser conhecido o vencedor do concurso de bandas de garagem United in Sound. A banda que ganhar vai actuar antes do concerto dos Blasted Mechanism e terá como prémio um CD gravado ao vivo.

 

Outro exemplo de variedade de sugestões é o das artes plásticas, contemplando desde artistas pintando ao vivo na Beira Rio até numerosas exposições de pintura em diversos espaços, bem como de fotografia e desenhos.

Há ainda uma grandiosa colecção de artefactos e memórias do Antigo Egipto e dá-se destaque ao livro que nasce desta mesma exposição patente na Casa-Museu Teixeira Lopes, uma colecção de orquídeas vivas e ao natural, a história do teatro ou instrumentos musicais chineses, entre outras tantas propostas.

 

Outro dos objectivos da Festa da Cultura é “dar visibilidade ao movimento associativista”. Durante os dez dias vão decorrer feiras rurais, concertos de ranchos folclóricos, mostras de artesanato, entre outras actividades ligadas às tradições gaienses.
Paralelamente, há um vasto programa literário e para a infância a propósito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil e do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, como uma feira do livro, lançamentos e apresentações de várias obras, tertúlias, etc.

 

Assim, aconselhamos vivamente que usufrua deste mês dedicado à cultura e “veja por si que Gaia é Cidade de Cultura!”.

 



Publicado Por ccesag às 14:47
| Comentar | Adicionar aos Favoritos

Mais sobre nós
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
28
31


Posts Recentes

Feira Medieval

Douro Blues

Fomos notícia no jornal "...

WIPPY

O dia da concretização do...

Já foi!

Os Patrocinadores

A concretização do projec...

A última semana de trabal...

Agenda Cultural de Maio

Links
Pesquisar